quarta-feira, 18 de agosto de 2010

o belo severino silva


hoje a aula foi de fotojornalismo.
não pretendo seguir dentro da fotografia nessa carreira, pois tenho medo da rua, que é a parte do trabalho que mais admiro no fotojornalismo, pois gosto das fotos verdadeiras, espontâneas e então hoje a aula foi um prato cheio pra mim.
o grande assunto da aula, depois da parte teórica tratando sobre luz, escolha do momento, enquadramento, entre outros itens, foi o fotógrafo severino silva.
minha professora ana lúcia araújo (também fotojornalista- trabalhou no JB por muitos anos), que é sua amiga pessoal tem um material todo especial dele. ela exibiu na aula vídeos com fotos de severino, com músicas ao fundo, que criavam um clima ainda melhor. eu me emocionei vendo o trabalho do cara ("cara" no melhor dos sentidos, pois para mim ele virou tipo "O cara").
vi nele e em suas fotos uma força, uma coragem, uma criatividade, um grito, uma sensibilidade para não deixar o que já explícito está mais explícito ficar...
além das fotos em favelas, ruas, severino faz todo ano fotos das pessoas celebrando o dia de iemanjá na praia. são fotos lindas também que retratam belamente a religiosidade do povo brasileiro.
assim que cheguei em casa vim pesquisar um pouco mais sobre "O cara". peguei algumas fotos, que postarei abaixo do texto, achei uma pequena entrevista do ano de 2007 dele à associação brasileira de imprensa, a qual postarei o link aqui também e descobri que ele tem um blog entitulado "fotos e reencontros", aonde severino tem como objetivo postar fotos de pessoas de rua, andarilhos, afim de divulgar a imagem delas na tentativa de algum antigo conhecido as reconhecerem e lá pegarem informações sobre o paradeiro delas e assim tentar um reencontro.
um trabalho belo!
com certeza a partir dessa aula minha dedicação nas próximas terças será bem maior.

vamos aos links!



e às fotos:








Nenhum comentário:

Postar um comentário